CHÃO

Malabarismo térreo

CHÃO + ISCAP

,

O Projeto CHÃO teve a feliz oportunidade de desenvolver uma parceria com a Pós-Graduação em Audiodescrição para as Indústrias Criativas do ISCAP, onde desenvolvemos uma apresentação para pessoas com e sem deficiência visual.

A experiência contou com a participação dos alunos da Pós-graduação, que realizaram uma audiodescrição aberta e ao vivo para o público presente na apresentação.

A oportunidade foi muito enriquecedora para o desenvolvimento do projeto, pois pudemos experienciar e testar até o limite algumas das propostas que procuramos desenvolver com o trabalho.

sENTIDOS

O Projeto CHÃO tem, como um de seus objetivos principais, propor experienciar o malabarismo a partir de diferentes perspectivas, como é o caso do uso do som dos objetos. Buscamos criar momentos onde o público é levado a utilizar de sentidos que não a visão para interpretar o que acontece no palco, como por exemplo, utilizando de recursos como o blackout (palco a negro) para criar um ambiente onde a audição seja a principal ou primeira forma de experimentação.

Nesse sentido, a oportunidade de apresentar para pessoas com deficiência visual foi muito interessante e desafiadora. É interessante observar que o nosso objetivo de “criar identidades visuais diversas as comumente originadas pelo malabarismo” é uma realidade inerente às pessoas com algum tipo de deficiência visual, que pelo fato de não poderem acompanhar o espetáculo pela visão, o experienciam de maneira mais imaginada e singular.

Por outro lado, também foi interessante observar que CHÃO, ao propor originar caminhos cênicos não pautados em demonstrações técnicas, com especial destaque para a criação de sonoridades específicas, gerou um ambiente mais propício para o público cego experienciar o malabarismo e para o processo de audiodescrição do espetáculo.

Levamos da experiência um desejo de seguir desenvolvendo processos artísticos mais inclusivos e integrados aos múltiplos sentidos que utilizamos para perceber o mundo e, em consequência, os processos artísticos.

relacionados

CHÃO
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.